Empreendimentos rurais começam a receber a visita de recenseadores do IBGE a partir desta terça-feira em todo o país. É que hoje foi lançado o Censo Agropecuário 2017, que servirá para a elaboração de um diagnóstico atualizado da agricultura e da pecuária em todo o país.
Os recenseadores visitarão as propriedades devidamente identificados com crachá, colete e boné do IBGE, e utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para o registro eletrônico dos dados coletados. O levantamento ocorre até fevereiro de 2018.
– Ainda estamos carregando dados nos equipamentos eletrônicos (DMC) que os agentes utilizarão para ir a campo em busca de informações. As visitas começam na terça – revela o coordenador de subárea do Censo Agropecuário da agência do IBGE em Santa Maria, Bruno Freitas da Silva.
Segundo ele, serão visitados estabelecimentos rurais para coleta de dados de produção agrícola, pecuária, aquicultura e florestal. Uma equipe formada por 83 recenseadores será responsável pela vistoria em 20 municípios da regional.
Internet de graça passa a funcionar no Calçadão de Santa Maria
Todas as informações prestadas aos recenseadores têm o sigilo garantido por lei e os dados são utilizados exclusivamente para fins estatísticos e não serão repassados a outros órgãos, como a Receita.
Segundo o IBGE, é importante informar os dados corretamente para que seja feita uma radiografia precisa das condições da zona rural, já que esses dados servirão de base para a elaboração de políticas públicas para o campo.
Empresa de Santa Maria ganha prêmio nacional
A lei da agricultura familiar, o Pronaf e o projeto para órgãos públicos priorizarem a compra de alimentos da agricultura familiar foram criados a partir de problemas detectados pelos censos.
Em caso de dúvidas sobre a identidade dos recenseadores, os informantes poderão consultar o site www.respondendo.ibge.gov.br ou ligar para 0800-721-8181. O IBGE orienta que, se o produtor não for visitado até o final do ano, poderá ligar para informar o órgão.
A última pesquisa foi realizada em 2006, e apontou que 441.472 estabelecimentos agropecuários ocupavam mais de 1,2 milhão de pessoas no Rio Grande do Sul, sendo 80,5% na agricultura familiar, e que o Estado era o maior produtor nacional de produtos como uva, arroz, batata-doce, fumo e trigo. Nos 20 municípios da regional do IBGE de Santa Maria, havia 21.334 estabelecimentos rurais em 2006, que ocupavam 57.520 pessoas.